Skip to main content
escrevendo no tablet

6 benefícios da robotização de tarefas para seu negócio

escrevendo no tablet

Mais que inovação, tornou-se necessidade para as empresas contar com tecnologias que agilizem os trabalhos, principalmente quando os objetivos incluem crescer e sair na frente no mercado. Uma dessas tecnologias é a robotização de tarefas (RPA), que oferece recursos que auxiliam no aumento da produtividade nas operações diárias corporativas.

O que é robotização de tarefas (RPA)?

Cada vez mais é importante analisar e gerenciar os processos e atividades da empresa, a fim de detectar pontos de melhoria e sugerir soluções de otimização dos recursos empregados, sejam eles humanos, tecnológicos ou financeiros. Uma das ferramentas que mais tem sido utilizadas para alcançar esta otimização é o RPA (Robotic Proces Automation), robôs de software utilizados para automatizar tarefas repetitivas antes executadas pela sua equipe, porém de forma bem mais rápida e eficiente. É poder contar com robôs para atuar junto com a equipe, como uma força de trabalho extra!

O objetivo principal é agilizar ao máximo tarefas operacionais, enquanto a equipe se dedica à parte gerencial dos processos, incluindo análise e tratamento de exceções. Mentes pensantes lado a lado com processos automatizados!

6 benefícios da robotização de tarefas para seu negócio

O RPA aumenta a eficiência dos trabalhos em diferentes níveis de um negócio, de forma segura e intuitiva, agilizando processos de negócios repetitivos em escala. Alguns dos principais benefícios que podemos citar com o uso do RPA são:

  1. Aumento da Produtividade:
    O robô é capaz de executar atividades volumosas e repetitivas em cerca de 20% ou menos do tempo que um colaborador é capaz de executar a mesma tarefa. Além disso, é possível programar exatamente em qual momento você gostaria que o robô atuasse. Por exemplo, realizar toda a conciliação bancária no início da madrugada ou então rodar a folha de pagamento em determinado dia do mês.
  2. Redução de Erros:
    Além de fazer mais em menos tempo, o robô possui uma taxa de erro de processamento de 0%. Ele não erra! E se encontra alguma inconsistência no processo, como por exemplo, um site na internet fora do ar, logo encaminha a um colaborador para que as providências sejam tomadas. Esqueça os erros de digitação ou problemas de dados do cliente divergentes entre dois sistemas. Colocando o robô para entrar com as informações nos sistemas, elas estarão sempre corretas.
  3. Maior Compliance:
    Os robôs vem sendo utilizados em diversos processos financeiros, contábeis e jurídicos para garantir que a execução das tarefas seja feita dentro das normas impostas pelo governo ou peos órgãos reguladores. Ao mesmo tempo os robôs podem ser programados para verificar inconsistências nos processos, como por exemplo, não atendimento aos prazos processuais, evitando assim eventuais multas por não atendimento às normas.
  4. Redução de Custos:
    A utilização de uma mão de obra virtual é capaz de reduzir o custo da operação drasticamente. Mesmo com o investimento a ser realizado para desenvolvimento e manutenção dos robôs, normalmente o retorno sobre este investimento se dá em menos de um ano após o início do programa. Para isto é importante também que se faça uma boa análise e escolha dos processos a serem automatizados.
  5. Maior Satisfação dos Clientes:
    Processos de atendimento ao cliente exigem bastante agilidade e  assertividade nas informações a serem passadas aos clientes. Os robôs auxiliam os atendentes a buscar esta informações de forma rápida nos diversos sistemas da empresa ou até podem eles mesmos realizar os atendimentos somente direcionando para um atendimento pessoal em casos de exceção ou solicitação do cliente.
  6. Aumento de Receita:
    Não somente pelo lado da redução de custos, os robôs podem auxiliar no aumento das vendas das empresas, sendo bastante aplicados, por exemplo, em processos de prospecção de clientes, uma vez que auxiliam a identificar e categorizar novos leads para o negócio com mais rapidez e em um volume muito maior do que um colaborador poderia fazer.

Apresentamos alguns exemplos de processos e tarefas que o RPA pode ser utilizado nas empresas. Existem muitos outros. Estudos apontam que cerca de 50% das tarefas de uma empresa podem ser automatizadas com um robo. A automação está aqui para facilitar a rotina das empresas, de diferentes portes e segmentos. E a sua, já está por dentro da transformação digital? Conte com a LuminaMind e diga sim a essa experiência!

Aqui utilizamos ferramentas de RPA para automatizar atividades manuais repetitivas e volumosas, de forma a reduzir erros e custos operacionais e aumentar exponencialmente a produtividade das operações. Já pensou num dia a dia mais prático e ágil? Entre em contato com a LuminaMind e saiba como levar melhorias para sua empresa!

 





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *