Integração de sistemas

Como as necessidades mudam e as capacidades de TI evoluem, as empresas estão sob crescente pressão para se tornarem mais inovadoras, tanto em termos do seu modelo de negócios como em suas operações. A Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) oferece vantagens que, quando compreendidas e exploradas pelas áreas de negócios e de TI, podem ajudar a resolver quaisquer desafios de negócios.

As necessidades de maior flexibilidade operacional, aumento do compartilhamento das informações e processamento mais eficiente são alguns dos grandes desafios da área de TI. Além do foco na otimização existente dos seus processos, as empresas de hoje enfrentam diversas pressões do mercado, levando-as à necessidade de concentrarem seus esforços em áreas que possam ajudar na sua diferenciação, incluindo:

  • redução dos tempos de ciclo e dos custos dos processos.
  • melhoria da satisfação dos clientes.
  • maior integração com parceiros de negócio possibilitando a eliminação de redundância e
  • acesso em tempo real às informações corporativas.
  • maior velocidade de entrada no mercado de produtos e serviços pelas empresas inovadoras.

Normalmente, os sistemas internos das empresas são fortemente amarrados a determinados ambientes e usuários de forma que, estendê-los para novos usuários, pode ser uma tarefa dispendiosa e demorada.

Mudanças estratégicas nos modelos operacionais e/ou na expansão para novos mercados são, muitas vezes, adiadas ou abandonadas por causa da incapacidade de se conseguir liberar o potencial destes sistemas.

Para que as empresas possam alavancar seus investimentos em TI e desencadear os processos baseados em tecnologia para resolver as questões de negócios, torna-se claro que melhores formas de integração tecnológica são necessárias. Acreditamos que a arquitetura orientada a serviços (SOA) pode ser a resposta.

O poder e a flexibilidade de SOA vem a partir da utilização de componentes discretos representando tarefas de negócios individuais (“Serviços”). Com SOA, as empresas têm a oportunidade de combinar, construir e implantar, muito rapidamente, novos serviços em diferentes sistemas, plataformas e linhas de negócios.

Ajudamos as organizações na adoção de SOA de forma alinhada à sua arquitetura corporativa, segundo a visão de processos e às suas necessidades de negócio, potencializando o retorno do seu investimento.